Deus procura em você o sacrifício perfeito
Como muitos cristãos já sabem, o Novo Testamento explica o Velho, enquanto o Velho Testamento ilustra o novo. Assim, começo esse texto falando da ilustração que o Velho Testamento traz sobre a Propiciação, a propiciação pelos nossos pecados.
Antes de tudo então, vamos definir propiciação. De acordo com o dicionário “a propiciação é um ato de duas partes que envolve apaziguar a ira de uma pessoa ofendida e se reconciliar com ele/ela”. Utilizando esse conceito no contexto bíblico “Propiciação é o ato de justificar o pecador ou remover a culpa do pecado, através de um sacrifício”.
O povo israelita era escravo no Egito, mas o Senhor ouviu o clamor do Seu povo, viu o seu sofrimento e enviou Moisés como libertador deles. Foram enviadas 10 pragas a fim de que Faraó se compadecesse e libertasse o povo de Israel.
Quando Deus anunciou a décima praga, Ele também descreveu a Moisés como os israelitas deviam proceder pra que a morte dos primogênitos não atingisse os seus lares.
A Bíblia descreve como tudo devia acontecer. Cada família deveria sacrificar um Cordeiro sem nenhum defeito. Depois, “Passem, então, um pouco do sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal. O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito.” Êxodo 12: 7,13.
Então, para frisar, quando o juízo do Senhor passasse naquele lugar, não seriam levados em conta os pecados ou santidade do povo, mas seria olhado exclusivamente o Cordeiro perfeito. Foi encontrado o Cordeiro perfeito, haveria vida. Caso contrário, morte.
Isso é propiciação! Isso é o Evangelho!
Deixa eu explicar um pouco melhor. Lá no Éden, vemos o propósito inicial do homem: ser imagem e semelhança de Deus. Mas vem o pecado e tudo isso é perdido. Mas aí, vem Jesus pra restabelecer o que Deus tinha planejado: Cristo, como a expressão exata de Deus, vem pra nos tornar à Sua imagem.
“Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Romanos 8:29.
2 Tessalonicenses 1: 10 diz “Isso acontecerá [Juízo] no dia em que ele vier para ser glorificado em seus santos e admirado em todos os que creram…” . Notaram a semelhança com a propiciação que ocorreu ainda lá na Egito? Nós receberemos a vida eterna quando Cristo, naquele Dia, for admirado em nós. Deus, novamente, não vai olhar os nossos pecados ou a nossa santidade, mas vai exclusivamente procurar Cristo, o Cordeiro perfeito, e o admira-lo em nós. É isso que Paulo quis diz dizer em Colossenses 1: 27 “…Cristo em vocês, a esperança da glória.”
Como o pastor Leandro Vieira disse em uma palavra que ele ministrou “Jesus não é um modelo a ser seguido, mas um padrão exigido”. Então, se eu puder dar algum conselho a vocês, eu deixo essas partes da escritura:
“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,” Efésios 5:1
“revistam-se do Senhor Jesus Cristo…” Romanos 13:14
“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,” Filipenses 2:5
Que no Grande Dia, Deus veja Jesus em nós e possa dizer “Este é o meu filho amado em quem tenho grande alegria”. (Mateus 3:17)