Podemos ver ao longo dos anos, desde a criação do homem, o seu evoluir constante em conhecimento. Estudos recentes comprovam que o QI médio da nova geração é cerca de 20 pontos maior que o da geração passada.

A riqueza da mente do ser humano é algo extraordinário. A Bíblia nos dá muito embasamento em torno dessa afirmação. Podemos notar na história do Éden que a criação perfeita de Deus foi destituída da sua total capacidade intelectual e de seu potencial em ter toda a criação sob seu domínio. Mas, apesar da queda do homem, o Senhor concedeu Sua grande misericórdia e graça sobre todos. Ali Ele poderia sim apagar todas as coisas, voltar do início e iniciar tudo perfeito novamente. Tudo aconteceu com um propósito, e há um propósito para todas as coisas, mas vamos lá…

O Senhor criou o homem a Sua imagem e semelhança e deu a ele o potencial de criar. Vemos isso quando Adão e Eva pecaram. A Bíblia nos conta que eles:

“[…]costuraram umas folhas de figueira para usar como tangas” (Gn 3.7 NTLH).

E após todo o acontecido ali, a bíblia nos fala mais a frente que o próprio Deus faz para Adão e Eva túnicas de pele, abrindo ainda mais a mente do homem a evolução, ao aperfeiçoamento. Essa foi a primeira criação do homem; uma criação movida pelo “abrir de seus olhos”, quando, pelo pecado, se deram conta de que estavam nus.

Mais a frente, em Gênesis 11, podemos ver a história dos homens que construíam a torre de Babel. Nessa ocasião, o próprio Deus (não digo que Ele não tinha poder para deter o ser humano) teve de intervir devido o nível que as criações do homem estavam alcançando. O Senhor diz em Gênesis 11.6 (NVI)

“Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer”.

Como alguns sabem, ali o Senhor desceu e confundiu a língua do povo e aquela obra ficou por aquilo, interminável.

Isso que Deus fez não foi para paralisar o homem em suas atitudes criativas. Pelo contrário, o Senhor queria que homem usasse sua capacidade de criar que Ele o havia dado para um propósito maior vindo da parte de Deus.

Quantos de nós temos ideias, projetos, informações, coisas que temos em nossos corações vindas de Deus, que queremos (co)criar e compartilhar, mas muitas e, na maioria das vezes, nos envergonhamos por pensar que seja algo inútil.

Em meio a todas essas palavras, quero encorajar você que teve acesso a esse texto e que tem em seu coração algum desejo seja de escrever, falar, mostrar, agir, expor… Que assim como o Senhor ajudou Adão na criação e aperfeiçoamento de simples tangas de folha para túnicas de pele de animais para tapar sua nudez, Ele quer que n’Ele possamos encontrar a direção para poder criar, para agirmos conforme a Sua imagem de Criador, e assim, sermos chamados de cocriadores.

Categorias: Artigos