Nos últimos dias, principalmente em grupos de WhatsApp, o que mais tenho visto são crentes que têm procurado culpar o diabo de alguma forma por tudo que está acontecendo, ou então vêem a mão do diabo em tudo. A imagem abaixo foi a última que vi, em que a pessoa afirma que as máscaras possuem o número da besta (666) e blá blá blá.

Você deve conhecer alguém que vê o diabo em tudo: se o arroz queimou foi culpa do capeta, se choveu e as roupas no varal molharam a culpa também é dele e assim em todos os contratempos que acontecem. O que mais me intriga nesse tipo de pessoa é que ela não consegue enxergar o agir de Deus com a mesma facilidade que vê o mover do maligno.

Uma coisa que eu tenho buscado e pedido a Deus é que eu consiga enxerga-Lo em tudo, desde as pequenas coisas aos grandes milagres. Isso deve ser um exercício diário. Em Romanos 1:20 isso fica muito claro:

“Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;”
Romanos 1:20 NVI

Desde a criação do mundo, os atributos de Deus e seu eterno poder, podem não somente serem vistos como compreendidos por meio das coisas criadas. Tudo manifesta a glória e o poder Deus. Não há como não olharmos para os pássaros no céu, para as árvores, para o nosso corpo, para as estrelas, independente de onde ou para o que você olhe, de alguma forma Deus estará se manifestando por meio disso, e cabe a nós compreendermos e vermos os seus atributos na Criação.

Mude a sua forma de ver o mundo. Olhe para tudo e tente de alguma forma ver Deus. Em Mateus 6:22-23, Jesus fala que os olhos são a candeia (lâmpada, lanterna) do corpo:

22 – Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. 
23 – Mas, se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!
Mateus 6:22-23 NVI

Traduzindo, a forma como você enxerga as coisas determina o estado da sua alma. Os “olhos maus” a que Mateus 6:23 se refere, remete às pessoas que têm seus pensamentos inclinados para as coisas deste mundo, como o dinheiro, que não conseguem ver a beleza da graça, que esperam ser recompensados ainda nesta vida. Com isso, sua alma passa a ser cheia de trevas, tremendas trevas, e não consegue enxergar os atributos e o eterno poder de Deus, “de forma que tais homens são indesculpáveis” (Romanos 1:20 b).

Categorias: Artigos

Mateus Nunes

Sou Mateus Nunes, um dos idealizadores desse projeto, em que Deus colocou em nosso coração esse anseio em usarmos a nossa criatividade como instrumento para espalhar o evangelho de Deus.