Você conhece a etimologia (origem) da palavra “sinceridade”? Sinceridade vem do latim sine cera, que significa sem cera. Essa expressão foi criada pelos romanos, onde havia alguns ceramistas desonestos que na construção de utensílios, estatuas e afins preenchiam as falhas do objeto com cera, para manter o alto valor do mesmo, estes eram chamados de vasos cum cera. Com o tempo tal prática foi descoberta pelos compradores, e com isso os vendedores que não utilizavam tal artimanha, faziam questão de anunciar que seus produtos eram sine cera(sem cera), ou seja, perfeitos, sem falhas.

O problema dos vasos cum cera, era que durante a utilização, eles revelavam suas falhas, a cera ao ser exposta ao calor derretia, revelando as rachaduras. Daí a importância da sinceridade, pois aquele que não é sincero, ou seja, que busca camuflar suas falhas, ao ser provado revela seus defeitos.

Se esse conceito fosse criado atualmente, acredito que a expressão que mais se aproxima do original seria “sem filtro”, remetendo aos filtros utilizados nas fotos de rede sociais, em especial do instagram. Tal função é utilizada para esconder imperfeições, falhas, da mesma forma que o antigos ceramistas romanos faziam.

Aqui mora um dos grandes perigos das redes sociais, pois temos uma grande quantidade de pessoas vivendo uma vida cheia de filtros(cera), buscando diariamente ocultar seus erros e falhas, porém quando vamos para a vida real, e tais pessoas são provadas, revelando assim suas falhas, assim como os vasos cum cera.


Mateus Nunes

Sou Mateus Nunes, um dos idealizadores desse projeto, em que Deus colocou em nosso coração esse anseio em usarmos a nossa criatividade como instrumento para espalhar o evangelho de Deus.